ITES - Instituto Taubaté de Ensino Superior

Como acessar

ITES realiza a I Jornada Acadêmica do Curso de Biomedicina

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2019, realizamos a I Jornada Acadêmica do Curso de Biomedicina. Este evento acadêmico tem como objetivo ampliar os horizontes e as perspectivas de trabalho dentro e fora da faculdade, contribuindo com a transdisciplinaridade e na construção de outras formas de saber e, principalmente, permitir que os alunos tenham contato com outras reflexões e questionamentos, experimentados e propostos de formas distintas em outras realidades para além do que se aprende na faculdade.

• ITES realiza a I Jornada Acadêmica do Curso de Biomedicina

ITES promove ação social em comemoração ao Dia das Crianças

No mês de outubro de 2019, as coordenadoras e professores dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Estética auxiliaram os acadêmicos dos cursos para desenvolverem atividades com um foco especial nas crianças, pois acreditam que "Há um conceito de educação, hoje, que não leva em conta só os conteúdos a serem apreendidos, mas também as habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas."

Ao invés das crianças virem até nós (faculdade), nós vamos até elas! E, assim, motivamos o exercício da cidadania entre os acadêmicos e a comunidade onde estão inseridos.

• ITES promove ação social em comemoração ao Dia das Crianças

III Encontro de Palestras - Curso de Fisioterapia

Realizado no dia 09 de outubro de 2019, o III Encontro de Palestras do Curso de Fisioterapia do ITES organizado pela Coordenadora do Curso de Fisioterapia Prof.ª M.ª Márcia Albres Momesso Teodoro e pelos alunos do 2º ano (3º e 4º semestres).

Iniciou-se o Evento, com a palestra “Evidências Atuais para o Uso de Oclusão Vascular Parcial na Fisioterapia” pelo Fisioterapeuta. Dr. Lucas Gonçalves Truyts responsável técnico do consultório Rahabilitare e Supervisor de Estágio da área de Ortopedia da Clínica Escola de Fisioterapia da UNIP – São José dos Campos.

Seguindo o evento, a palestra seguinte foi ministrada pela Fisioterapeuta Dr.ª Karin Isabel Pereira Gonçalves atuante na reabilitação do Hospital Alvorada nas áreas de UTI, Clínica Médica e Cirúrgica com o tema “Atuação da Fisioterapia Frente as Emergências Hospitalares” sendo exposto aos participantes a importância do fisioterapeuta no trabalho de equipe multidisciplinar hospitalar.

Finalizando o evento, a professora e fisioterapeuta Dr.ª Lélia Arantes Bonjorni ministrou a palestra “Síndrome da Fragilidade”, expondo a importância do conhecimento para atuar na área de reabilitação geriátrica.

Após, o encerramento das palestras, a Coordenadora do Curso de Fisioterapia agradeceu a valiosa presença dos convidados, professores e fisioterapeutas presentes e alunos do curso do 1º ao 8º semestres desejando a todos sucesso na futura profissão.

• III Encontro de Palestras

Atividade de extensão do Curso de Nutrição

• Atividade de extensão do Curso de Nutrição

Curso de Nutrição realiza Jornada Científica

A IV Jornada Acadêmica Científica do curso de Nutrição do ITES ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro de 2019. Trata-se de um projeto de extensão promovido e organizado pelos discentes com apoio dos professores, tendo por objetivo aprimorar conhecimentos, trocar experiências, promover a integração e capacitar os discentes na organização de eventos científicos.

Durante a Jornada foram realizadas palestras, apresentação de trabalhos, encenação teatral promovida pelos alunos e mesa redonda. Os alunos do 8º semestre apresentaram, na forma de mesa redonda, as suas vivências nos campos de estágio, nas apresentações de trabalhos em congresso e na elaboração do TCC.

Os alunos do 1º e 2º semestre encenaram a peça teatral “O Nutricionista: encenação interativa aplicando conceitos em biossegurança”, sob orientação da professora Ana Luiza R. Palma.

Já os alunos do 5º e 6º semestres fizeram a exposição de pôster dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Saúde Pública, sob orientação do professor Alexandre Marcelino.

Em nome da Direção do ITES, coordenação de curso, docentes e alunos, agradecemos aos palestrantes Ney Hideki, Fernanda G. S. Vicente Nakagawa, Danilo Amorim e à aluna Aline Panacce pela linda decoração.

• Curso de Nutrição realiza Jornada Científica