ITES UNIP

Como acessar

Eventos

Alunas do Curso de Enfermagem apresentam trabalhos no CONDEPE 2019

2º Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem – realizado em 23 e 24 de abril de 2019
Transamérica Expo Center - São Paulo

Considerada a maior categoria da saúde, tanto no setor público como no privado, a Enfermagem é a profissão que, diante da globalização, da biotecnologia e da prática colaborativa, mais cresce no país.

Com a premissa do Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, o CONDEPE é o primeiro Congresso de proporção nacional totalmente voltado para toda classe de Enfermagem: Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes.

Já em sua segunda edição (2019), o evento trouxe uma distinta programação cuidadosamente preparada pelo Comitê Científico, liderado pela Dra. Renata Pietro (Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – COREN-SP). “Tecnologia e Desafios da Enfermagem Moderna” foi o tema para esta edição, sendo ministrado por renomados palestrantes que compartilharam suas experiências através de: Palestras, Workshops, Oficinas, Talk shows e Simulação Realística (fonte: CONDEPE 2019).

O Instituto Taubaté de Ensino Superior - ITES esteve presente através de duas discentes, acompanhadas pela Coordenadora do Curso – Prof.ª Stela Márcia e a Docente da Disciplina de Produção Técnico Científica - Prof.ª Rosana Maria Faria Vador, com dois trabalhos aprovados pela Comissão do CONDEPE.
São eles:

  • Diagnósticos de Enfermagem para Puérperas em Alojamento Conjunto - Discente: Elidiane de Paula Dias Medeiros (Docente Orientadora: Mestra Thalita M. Ferraz Menezes)
  • Atuação do Enfermeiro frente à adesão ao tratamento de pessoas com HIV com auxílio de Mobile-Health – Discente: Larissa Melo dos Santos (Docente Orientadora: Mestra Andreara de Andrade Silva).

Foi um sucesso.

Fotos Relacionadas

Treinamento junto aos funcionários do Restaurante Bom Prato

A aluna do 7º semestre do curso de Nutrição, Karina de Oliveira Figueira, no dia 15 de abril de 2019, realizou treinamento aos funcionários do Restaurante Bom Prato.

A importância do treinamento está em dar aos manipuladores conhecimentos teórico-práticos necessários para capacitá-los e levá-los ao desenvolvimento de habilidades e atividades do trabalho específico na área de alimentos.

O treinamento deve ser um processo contínuo e planejado, que visa promover habilidades pelos programas educativos e prover a sustentação de pessoal qualificado, satisfeito e estável, minimizando os custos operacionais da empresa. A conscientização dos manipuladores é o primeiro passo para as Boas Práticas que representam um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias-primas até o produto final, garantindo assim a integridade dos alimentos e a saúde do consumidor.

O tema do treinamento foi ¨Higiene dos Manipuladores de Alimentos¨, sendo abordada a importância da higiene e a aplicação correta dos procedimentos de higiene na prevenção das doenças causadas por contaminação alimentar.

O treinamento foi finalizado com a conscientização de que as boas práticas de higiene devem ser um hábito do dia a dia, praticado no trabalho, e incorporado no âmbito familiar.

Fotos Relacionadas

Curso de Nutrição participa de ação educativa no Shopping Via Vale Garden

A Extensão Universitária do Instituto Taubaté de Ensino Superior (ITES) tem como objetivo tornar acessível à sociedade o conhecimento que gera e acumula, realizando atividades que buscam colaborar com o desenvolvimento local.

Assim, o ITES efetivou seu compromisso com a melhoria das condições de vida das pessoas, através de uma ação educativa, no dia 07 de abril de 2019, em comemoração ao Dia Internacional da Saúde, no Shopping Via Vale Garden.

Neste evento buscamos conscientizar a população a respeito da necessidade do controle do consumo de sal, a importância de mantermos uma alimentação com fibras, medidas que podemos tomar na alimentação para prevenção da osteoporose e esclarecimentos de como interpretar a leitura do rótulo de informação nutricional dos alimentos.

Desta forma procuramos integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, levando nossos alunos ao contato direto com a população.

Fotos Relacionadas

Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem

O curso de graduação em enfermagem do Instituto Taubaté de Ensino Superior – ITES fez-se presente no 21º CBCENF - CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM, realizado na Cidade de Campinas/SP, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2018, através do Trabalho intitulado “AUTONOMIA DO ENFERMEIRO FRENTE AOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR” de autoria do acadêmico Rodrigo Artalino Montanheiro e orientado pela Prof.ª Fátima Aparecida Ferreira Barbosa.

As Professoras Stela Márcia Draib Gervásio e Rosana Maria Faria Vador, que também são colaboradoras do Trabalho, estiveram presentes no Congresso representando o Instituto Taubaté de Ensino Superior – ITES e a Universidade Paulista de São José dos Campos, onde são docentes.

Fotos Relacionadas

Docentes do Curso de Farmácia participam de Congresso no Chile

Entre os dias 13 a 16 de novembro, os professores do curso de Farmácia do ITES, participaram como expositores do XXIV Congresso Latinoamericano de Microbiologia em Santiago, Chile. Parabéns aos Professores Mestre Lucas Paula Ramos, Mestre Simone Carolina Petri e Silva e Doutora Flávia Vilaça Morais pela brilhante participação em um evento tão importante para a área da saúde humana.

Fotos Relacionadas

Alunos de Recursos Humanos participam do evento Inspirit Moment HR

No dia 14 de novembro de 2018, os alunos do Instituto Taubaté de Ensino Superior participaram do evento exclusivo aos profissionais de Recursos Humanos do Vale do Paraíba - Inspirit Moment HR, em Workshop com três palestras:

  • O ponto G das Equipes de Alta Performance;
  • Funcionário 4.0: o futuro do mercado de trabalho;
  • Reforma Trabalhista: a nova legislação
Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Recursos Humanos participam de aula de aprimoramento

No dia 10 de novembro de 2018, o ITES promoveu aos alunos do Curso de Gestão de Recursos Humanos aula de aprimoramento sobre Gestão de Recursos Humanos.

Fotos Relacionadas

Curso de Fisioterapia realiza evento em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta

Nos dias 9 e 10 de outubro de 2018, foi realizado o II Ciclo de Palestras em prol da comemoração do Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro). O evento foi organizado pela Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Prof.ª M.ª Márcia Albres Momesso Teodoro. No primeiro dia do Evento, foi ministrada a palestra “O papel do CREFITO-3 no Exercício Profissional – Legislação, Ética e Fiscalização” pelo Coordenador da subsede do CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) da 3ª Região, em São José dos Campos, Dr. Daniel Tineu Leite Maia.

No segundo dia do evento, foi apresentada pela médica neurologista Dr.ª Mônica Órfão as palestras “ O Papel da Toxina Botulínica na Neuroreabilitação” e “Os Achados Clínicos da Eletroneuromiografia”. Foi exposto aos participantes a importância da atualização científica e o trabalho de equipe multidisciplinar. Finalizando o evento, a Prof.ª Maria Júlia Gomes Tucci de Almeida ministrou a palestra “Utilização da Estimulação Elétrica Funcional (FES) na Neuroreabilitação”. Após o encerramento das palestras, a Coordenadora do Curso de Fisioterapia agradeceu a valiosa presença dos convidados, alunos do 1º ao 6º semestres, professores e fisioterapeutas presentes.

Fotos Relacionadas

Curso de Nutrição Realiza a 3ª Jornada Científica

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2018 ocorreu a 3ª Jornada Cientifica do Curso de Nutrição do Instituto Taubaté de Ensino superior (ITES). O evento do dia 16 de outubro foi marcado pelo mini curso ¨Interpretação de Exames Laboratoriais na Prática do Nutricionista¨, ministrado pela biomédica e graduanda em Nutrição Prof. Kátia de Araújo Ferreira Leite¨, e pela palestra ¨Formas Diferenciadas na Prescrição Nutricional: Como o Nutricionista deve Prescrever¨, ministrada pela farmacêutica Rosa Nando Teixeira. Houve a exposição de banners dos alunos do 3º e 4º semestre com vínculo na disciplina Ética e Orientação Profissional, sob orientação da Prof. Maria Amélia Antunes Gonçalves Nunes. Ao final do evento ocorreu sorteio de diferentes brindes aos alunos. O evento do dia 17/10 contou com a apresentação do trabalho da aluna do 5º semestre de Nutrição do ITES, Michelle Reis Medeiros, intitulado ¨Efeito da Salmoura como forma de Conservação e Inibição do Clostridium botulinum como Contaminante em Alimentos de Conserva¨. Foi apresentado também o trabalho de Iniciação Cientifica da aluna do 5º semestre de Nutrição da UNIP, Laura Escobar Camasmie, intitulado ¨Introdução alimentar: comparação entre o método tradicional e baby-led weaning (BLW)¨. A segunda parte do evento foi marcada com uma mesa redonda com profissionais Nutricionista atuantes em diferentes segmentos da Nutrição (hotelaria, esporte, gerontologia, hospitalar, clinica, docência, forças armadas, estética) que compartilharam com os alunos suas experiências profissionais. Ocorreu a exposição de banners dos alunos do 5º e 6º semestre com vínculo na disciplina Nutrição e Biodisponibilidade de Nutrientes, sob orientação da Prof. Elisângela Porfírio. Ao final do evento do dia ocorreu sorteio de brindes aos alunos. A Jornada Científica do Curso de Nutrição do ITES tem como objetivo colocar os alunos em contato com profissionais Nutricionistas atuantes no mercado de trabalho, promover a atualização cientifica e inseri-los na pesquisa cientifica. Assim abrimos sempre espaços para as apresentações de trabalhos dos nossos alunos na forma de pôster ou apresentação oral, buscando introduzi-los na pesquisa científica a fim de estimular a formação de futuros pesquisadores. O ITES agradece aos palestrantes, aos alunos e professores que prestigiaram os encontros. Agradece aos patrocinadores Body Action, Farmácia Vivência e Up Store.

Fotos Relacionadas

Curso de Farmácia realiza Jornada Acadêmica 2018

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2018, realizamos a Jornada Acadêmica do Curso de Farmácia nos períodos diurno e noturno. Durante o evento foram realizadas 6 palestras, 2 fóruns de discussões e dois minicursos. Tivemos a participação dos alunos e professores do curso de Farmácia e a participação de palestrantes das mais diversas áreas da saúde que agregaram novos conhecimentos e experiências à profissão farmacêutica.

Agradecemos a participação de todos, com a certeza de termos estimulado a consciência crítica sobre o papel dos futuros Farmacêuticos como verdadeiros promotores de saúde!

Fotos Relacionadas

Alunos participam de curso de Inteligência Emocional

Em setembro de 2018, o Curso de Gestão de Recursos Humanos promoveu o curso de Inteligência Emocional com técnicas de PNL - Programação Neuro Linguística.

Fotos Relacionadas

Curso de Enfermagem realiza Evento da Campanha de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo é uma Campanha Brasileira de Prevenção ao Suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida – Conselho Federal de Medicina, relata a Coordenadora do Curso de Enfermagem Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio. Para abordar sobre o assunto, o Médico Psiquiatra Dr. Eduardo D’Angelo Mimessi, da cidade de Taubaté, foi o Palestrante escolhido para a abordagem da atual situação da Saúde Pública. Este mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não percebem os sinais de que uma pessoa próxima e/ou pacientes que atendem, apresentam sobre ideias suicidas. “Precisamos nos atentar ao fato para poder realizar a prevenção do ato”, relata Dr. Eduardo, com todo seu domínio no assunto. A duração do debate foi de aproximadamente duas horas e trinta minutos, o que resultou em um sucesso único de satisfação dos alunos do Curso de Enfermagem.

Após, os discentes Séfora Samara Dutra Diniz, Bianca Olivar Mendes e Danilo Felipe Santos Barbosa apresentaram, harmonicamente, a música dos Titãs - Enquanto Houver Sol, emocionando a todos os presentes que acompanharam em uma única voz.

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Nutrição dão orientação sobre Nutrição e Alimentação nas Escolas

A alimentação desempenha um papel primordial durante todo o ciclo de vida dos indivíduos. Entre as distintas fases da vida pode-se destacar a idade escolar. A integração entre os alimentos e as crianças tem início no período pré-escolar, responsável decisivo na formação de hábitos alimentares que tendem a continuar na vida adulta, por isso a importância de estimular o consumo de uma alimentação variada e equilibrada. À medida que a criança começa a frequentar outros ambientes, como a escola, se inicia uma intensa socialização, onde novas influências ocorrerão.

O processo de Educação Nutricional pode ser definido como um conjunto de atividades que visa a formação ou mudança de hábitos alimentares saudáveis, isto implica em uma enorme mudança que se vincula as práticas e atitudes diárias do indivíduo.

Dentro desse contexto, os alunos do 4° e 5° semestre do curso de Nutrição, com o tema ¨Nutrição e Alimentação nas Escolas¨ com o objetivo principal de despertar uma consciência crítica acerca da necessidade de estimular as crianças a buscarem melhores escolhas alimentares, participaram da Escola da Família, em 19 de maio de 2018 na escola Engenheiro Urbano Alves de Souza Pereira.

A direção, coordenação, professores e alunos agradecem a Profª Ana Paula Gomes Melo pela gentileza da liberação do espaço aos nossos alunos.

Fotos Relacionadas

Colação de Grau dos cursos de Administração, Enfermagem e Gestão de RH

No dia 01 de agosto de 2018, realizou-se a cerimônia de Colação de Grau dos Formandos dos Cursos de Administração, Enfermagem e Gestão de Recursos Humanos do ITES, com a participação da diretoria, coordenação, professores, colaboradores e convidados.

Foi realizada uma singela homenagem ao querido Prof. Dr. Talmir Augusto Faria Brisola dos Santos, falecido há poucos dias.

Fotos Relacionadas

Ação educativa na comunidade acadêmica

No dia 23 de março de 2018, os alunos do 4° e 5° semestre do curso de Nutrição realizaram uma ação educativa com foco na avaliação do estado nutricional e recomendações nutricionais sobre o consumo de sódio (sal) a todos os funcionários, alunos e professores da Instituição.

A hipertensão arterial é responsável por 25 a 40% da etiologia multifatorial das doenças cardiovasculares e dos acidentes vasculares cerebrais, tanto nos países desenvolvidos como em desenvolvimento. Estes países apresentam um alto consumo de alimentos com valores elevados de sódio, sendo esse excesso um determinante para acometer indivíduos a uma maior prevalência de hipertensão arterial.

Considerando que o aumento do peso corporal está fortemente associado à elevação da pressão arterial, esta ação teve como objetivos:

  • Avaliar o estado nutricional através da aferição de peso e altura;
  • Conscientizar para o alto consumo de alimentos ricos em sódio;
  • Elucidar sobre os riscos da hipertensão arterial;
  • Apresentar temperos naturais que podem ser utilizados para auxiliar na redução do consumo de sal.

Com base nestes fatores, faz-se necessário preparar o profissional nutricionista para a elaboração de ações educativas alimentares e nutricionais.
Esta ação contou com a orientação das docentes Prof.ª Maria Amélia Antunes Gonçalves e Prof.ª  Elisângela Porfirio.

Fotos Relacionadas

CRA disponibiliza posto de atendimento itinerante no ITES

Com o intuito de disseminar a ciência da Administração e oferecer serviços à sociedade, o CRA-SP  esteve presente no ITES, no dia 14 de março de 2018. Na ocasião foi disponibilizado um posto de atendimento itinerante, que ofereceu os seguintes serviços:

  • Expedição de CTPS, conforme convênio com o Ministério do Trabalho;
  • Informações e orientações gerais sobre as profissões das áreas da Administração (formação, atuação e mercado) e do papel do CRA-SP;
  • Recepção de documentos, Registro de Estudante e Registro Profissional.
Fotos Relacionadas

Ação para o Dia das Mulheres

Curso de Graduação em Enfermagem realizou incentivo à Manutenção da Saúde e à Prevenção de Doenças Femininas no Programa Escola da Família no dia 10 de março de 2018.

Evento é um projeto do governo do estado de São Paulo, que tem como objetivo a inclusão social.

Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, ação realizada na Escola E. E. Engenheiro Urbano Alves de Souza Pereira (Escola da Família), em Taubaté/SP, os alunos do 4º e 5º semestres do Curso de Graduação em Enfermagem participaram ativamente das abordagens aos alunos dessa escola e a seus familiares, bem como à comunidade  ao entorno do local e suas adjacências.

Todos receberam orientações e demonstrações dos cuidados com a saúde da mulher, como o autoexame de mamas no Combate ao Câncer, demonstrado em Manequins de Treinamento, entre outros itens preventivos relacionados à Saúde.

A Coordenadora do Curso de Graduação do ITES, Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio, relata que as docentes Leandra Ruzene Carlúcio e Andreara de Almeida e Silva foram as responsáveis pelo SUCESSO do Evento.

Fotos Relacionadas

Curso de Estética e Cosmética realiza Jornada Acadêmica

A 1ª Jornada Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Instituto Taubaté de Ensino Superior (ITES) aconteceu no dia 26 de fevereiro de 2018 , com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento e o conhecimento científico e oferecer atualização nos recursos disponíveis no mercado de trabalho, apresentando lançamentos em Eletrotermofototerapia, Dermocosméticos , dentre outros.

O evento  contou com a presença da palestrante Estetacosmetóloga Daniela Lima  Mesa, professora do Instituto Valmari, abordando “Estética e Cosmética na atualidade e Empreendedorismo”.

O ITES agradece a presença da palestrante, alunos e professores que prestigiaram o encontro e os patrocinadores (Valmari , Lakma Dermocosméticos, Extratos da Terra e Magnus Beleza) com a exposição dos principais lançamentos no mercado de saúde e beleza e com a  oferta de brindes que foram sorteados aos participantes. Agradece também a Mosmann Móveis e Decoração  pela oferta das lembranças entregues à  palestrante e expositores.

Fotos Relacionadas

Curso de Estética participa do programa Escola da Família

Com o objetivo de promover autonomia e boas experiências à comunidade externa, os alunos do curso de Estética e Cosmética da faculdade ITES compartilharam conhecimentos em uma ação comunitária do programa “Escola da Família” no dia 17 de fevereiro de 2018, na Escola Eng. Urbano Alves de Souza Pereira, com a supervisão da Coordenadora Prof.ª Maria Emília C. Correa e as docentes Prof.ª Amélia Gonçalves Nunes e Prof.ª Adriana Romain.

A ação teve como proposta os cuidados com o rosto e mãos e sua importância em nutrir, hidratar e protege-los dos raios solares, por meio de cuidados como higienização, tonificação e esfoliação, e a finalização dos procedimentos com a realização de aplicação de um creme com princípios ativos de hidratação nas mãos, com manobras de massagens específicas em uma dinâmica de SPA.

A cada etapa realizada, o público recebia explicações sobre os procedimentos técnicos, a frequência com que devem ser realizados, seus benefícios e contraindicações.

Fotos Relacionadas

2ª Jornada Científica do curso de Nutrição

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2017, ocorreu a 2ª Jornada Científica do curso de Nutrição do Instituto Taubaté de Ensino Superior (ITES).

O evento do dia 16 de outubro foi marcado por mesa redonda, com a presença das palestrantes Fernanda Bedaque, Julia Martin, Anna Karolina e Suelyn da Luz, que debateram sobre “A Inclusão da Mulher no Mercado de Trabalho”, frente a visão de diferentes profissionais. A mesa redonda teve como mediador, um aluno do 4º semestre de Nutrição.
Após a mesa redonda, houve apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos 3º e 4º semestres, com vínculo na disciplina “Planejamento de Cardápio nos Ciclos da Vida” e a exposição de banners dos alunos dos 1º e 2º semestres, com vínculo na disciplina “Composição de Alimentos”.

Ao final da apresentação, foram sorteados diferentes brindes aos alunos.

O evento do dia 17 de outubro contou com a presença do palestrante Professor José F. da S. Júnior, que ministrou a palestra intitulada “Empreendedorismo, Alimente Esta Ideia”, objetivando esclarecer de forma didática aos futuros profissionais, as noções de como se tornar um empreendedor.

Também ocorreu a palestra “Aplicabilidade da Fitoterapia na Clínica e no Esporte”, proferida pela nutricionista Elisângela Porfírio. De forma didática, ela apresentou as atribuições do nutricionista neste novo campo de atuação.
Neste dia, também ao final da palestra, teve a apresentação dos banners dos alunos dos 1º e 2º semestres, com vínculo na disciplina “Microbiologia/Imunologia/Parasitologia” dando foto aos principais microrganismos contaminantes de alimentos.

Sr. Márcio Rodrigues esteve presente nos dois dias de evento. Sr. Márcio é representante da Body Action (Rainha Nutracêuticos), que promoveu a degustação de suplementos alimentares e oferta de brindes.
Ao final da apresentação, foram sorteados brindes e oferecido um saboroso lanche preparado pelos alunos, do qual professores e palestrantes participaram.

O ITES agradece a presença dos palestrantes, alunos e professores que prestigiaram os encontros e patrocinadores: Supermercado Shibata, Body Action, Farmácia Vivência e Santa Terra.

Fotos Relacionadas

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação preventiva da população e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano,  o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

Como já realizado há anos, o Curso de ENFERMAGEM do ITES direcionou seus estudos às Campanhas Preventivas internamente e externamente, atendendo às solicitações de Palestras em Hospitais, UBS’s, Empresas, Grandes Supermercados e outros.

Neste ano de 2017, os alunos do 7º e 8º semestres compuseram uma música para, juntamente com a dança, realizarem o autoexame de mama. Foi um sucesso em todos os estabelecimentos, pois a letra era distribuída previamente aos participantes, para maior entrosamento do autoexame com os movimentos, relata Coordenadora do Curso Prof.ª Stela Márcia.

Todos os locais foram decorados pelos próprios discentes e com destaque para a cor ROSA.

Fotos Relacionadas

ITES promove evento em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta

Em 19 de outubro de 2017, foi organizado pela Coordenação do Curso de Fisioterapia do ITES -  Profª. Me. Márcia Albres Momesso o I Encontro de Palestras em prol da comemoração do Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro). 

No evento, a palestra de abertura foi ministrada pela Fst. Drª. Rosane Bassi responsável pela reabilitação do Hospital São Francisco de Assis com o tema: Vivência Fisioterapêutica na Área Hospitalar, abordou as características emocionais e terapêuticas do profissional que trabalha na área hospitalar, apresentou aonde o fisioterapeuta pode atuar e relatou os cuidados paliativos existentes hoje na área hospitalar nas doenças terminais promovendo a reflexão da qualidade de vida e qualidade de morte. 

A segunda palestra com o tema: A Fisioterapia Aplicada na Geriatria Institucionalizada foi apresentada pela Fst. Drª. Rubia Alves responsável pela reabilitação do Asilo Santo Antônio dos idosos institucionalizados, iniciou o tema mostrando a população idosa no Brasil até 2025 juntamente com as diretrizes do estatuto do idoso vigente no país, abordou as patologias encontradas no público senil terminando sua explanação com o pensamento que nós decidimos no momento presente como iremos envelhecer. 

Finalizando o evento, a Fst. Drª. Carla Paes responsável pela reabilitação do Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiência da Visão ministrou a palestra: A Atuação da Fisioterapia na Deficiência Visual correlacionando o desempenho psicomotor no desenvolvimento e crescimento infantil com a deficiência visual, reiterou a importância do trabalho em equipe multidisciplinar da fisioterapia com todas as áreas da saúde visando o melhor prognóstico ao paciente. 

Após o encerramento de todas as palestras explanadas a Coordenadora do Curso de Fisioterapia agradeceu a valiosa presença dos palestrantes, dos alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º semestres do curso de fisioterapia, professores e convidados presentes no I Ciclo de Palestras do Curso de Fisioterapia do ITES.
Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Farmácia fazem doação de brinquedos a crianças carentes

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2017, os alunos e professores do Curso de Farmácia realizaram a entrega de presentes a aproximadamente 650 crianças. Visitaram 4 instituições que atendem crianças carentes. O projeto e a prática de ações comunitárias educativas têm permitido discussões sobre ética e cidadania, enriquecendo o processo de ensino e aprendizado, pois tornará nossos futuros farmacêuticos profissionais humanizados, favorecendo o aumento da responsabilidade com a população como profissionais de excelência.

Parabéns a todos os envolvidos e, principalmente, à direção e coordenação do ITES que apoiaram essa ideia.

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Farmácia participam de Congresso

No dia 23 de maio de 2017 os alunos do 2º e 3º anos do Curso de Farmácia participaram da 15º Qualivitae - Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista - "Saúde em Tempos de Transição: Vamos Conversar". Nossos alunos apresentaram trabalhos relacionados ao tema proposto nas seguintes áreas: Bioquímica Metabólica, Parasitologia Clínica e Fisiologia. Tiveram os trabalhos avaliados pelo Profº Sadi Fernando Stamborowski.

Agradecemos a participação dos alunos e docentes que se empenharam no desenvolvimento de trabalhos demonstraram o papel do Farmacêutico na melhoria da saúde e qualidade de vida.

Fotos Relacionadas

ITES Promove Encontro Sobre o Trabalho

Diante do cenário atual de desemprego e incertezas do mercado de trabalho, o ITES promoveu no dia 19 de maio de 2017 um encontro para expor e debater questões do trabalho e oportunidades relacionadas. O encontro foi coordenado pelo Professor Laurentino Lúcio Filho, que convidou dois professores do ITES, Eugenio R.C. Mello e Maria do Carmo Montroni para palestrarem e dialogarem com o público convidado.

A Professora Maria do Carmo abordou o atual e sensível tema da lisura, corrupção e da ética nas relações empresariais. Falou sobre os aspectos da Governança Corporativa e da ética no Trabalho, citando o Instituto Ethos, entidade nacional de referência, que orienta as empresas para as boas práticas profissionais no tocante à ética e respeito à sociedade. O Professor Eugênio falou sobre carreira e empreendedorismo, abordando a quebra do paradigma da escolha. Antigamente a busca era a do registro em carteira, hoje se pode optar pela contratação ou pelo empreendimento. Eugenio lembrou que o emprego pode faltar, mas trabalho nunca falta e as oportunidades são muitas. Lembrou dos cuidados que o empreendedor deve ter desde o sonho e a concepção da ideia para o empreendimento, até a sua criação e gestão com vistas à sobrevivência. O Professor Laurentino conseguiu mobilizar em torno de setenta alunos, entre eles empresários e ex-alunos.

Valeu o encontro. Nosso país precisa sensibilizar a classe estudantil sobre os novos paradigmas do trabalho fortalecido pelas boas práticas profissionais, com ética e lisura,  como nos lembrou a Professora Maria do Carmo.

Fotos Relacionadas

VII Jornada Acadêmica em Comemoração ao Dia do Enfermeiro

Curso de Graduação em Enfermagem realiza sua VII Jornada Acadêmica em Comemoração ao DIA DO ENFERMEIRO (2017)  com a participação do Vice Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo.

A Coordenadora do Curso de Graduação, Prof.ª Stela Márcia, realizou juntamente com o Diretor do Instituto Taubaté de Ensino Superior, Prof.º Izidro José de Paiva Medeiros, a abertura oficial do Evento, explicando sobre o dia 12 de maio.

Data Internacionalmente conhecida e comemorada por ser a data do nascimento de Florence Nightingale, considerada a "PATRONESSE" da enfermagem moderna. Citou também sobre a atuação da Enfermeira Florence na Guerra da Crimeia, entre 1853 e 1856 onde seu trabalho se tornou mais conhecido como a "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar os feridos da guerra.  Relatou ainda que os soldados “beijavam” o chão por onde ela passava. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Após, realizou o convite a todos os presentes para o Hino Nacional.

No dia 09 de maio, a palestra intitulada "Motivação do Profissional Enfermeiro nas suas Atividades Gerenciais", foi ministrada pelos Profissionais da Equipe do Hospital São Camilo - Campos do Jordão, Enf.º Silvio Cesar Nogueira Rabelo - Gerente de Enfermagem e Sr.ª Maria Lídia Cunha – Gerente Administrativa.
Após vários ensinamentos, foram realizadas pelos palestrantes e alunos dinâmicas de motivação.

Fotos Relacionadas

No dia 10 de maio, a palestra intitulada “Ética Profissional”, foi proferida pelo Prof. Dr. Mauro Antônio Pires Dias da Silva, Vice-presidente do COREN-SP, que com maestria dominou o assunto, gerando a participação dos discentes de maneira concretizada na ÉTICA e MORAL.

Foi um SUCESSO!

Fotos Relacionadas

Curso de Estética e Cosmética homenageia as mulheres do ITES

Em comemoração ao Mês das Mulheres, os alunos do 1° semestre da turma de Estética e Cosmética presentearam as mulheres da faculdade com lindos cartões aromáticos, que foram elaborados pelos próprios alunos, sob a orientação e supervisão da Prof.ª Talita Bovi, da disciplina Técnicas de Massagem.

A elaboração do cartão foi baseada nas aulas de Aromaterapia e Cromoterapia. Cada mulher recebeu um cartão com uma mensagem e a explicação do que é aromaterapia e o significado da essência utilizada naquele cartão. Os alunos levaram para os corredores da faculdade os aromas voltados para feminilidade. Trazer a teoria ministrada em sala de aula para a prática contribuiu para reforçar o aprendizado. 

Fotos Relacionadas

ITES realiza I Jornada Acadêmica do Curso de Farmácia

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2016, o ITES realizou a I Jornada Científica Acadêmica do Curso de Farmácia. A Jornada Acadêmica de Farmácia é um projeto de extensão promovido e organizado por discentes com apoio de docentes, tem por objetivo a divulgação e o estímulo à realização de pesquisas científicas de graduandos e ainda, a atualização, reciclagem e maior aquisição de conhecimentos. E para atender a este objetivo contamos com ilustres palestrantes que ministraram conteúdos que vieram somar à aprendizagem e conhecimentos de nossos futuros farmacêuticos.

No dia 20 de outubro estiveram conosco a Drª. Sibele Bragatto Pereira da Silva com o tema “A Farmácia Clínica e seus Desafios” e o Dr.. Daniel Oliveira Souza com o tema “O Papel do Farmacêutico na Equipe Multiprofissional em Oncologia”. Ambos profissionais farmacêuticos nos demonstraram a importância do papel do farmacêutico na área clínica. No dia 21 de outubro esteve conosco o Diretor Regional do Conselho Regional de Farmácia de São José dos Campos, Dr. André Luís dos Santos, discutindo sobre “O Papel do Farmacêutico nos Diferentes Órgãos Reguladores” ressaltando a importância do respeito à ética e à responsabilidade social dos futuros formandos e, encerrando nosso evento, tivemos a participação da Drª. Elisabete Pereira Machado e Mello – psicóloga clínica - com o tema “Liderança Farmacêutica e as Relações Interpessoais”, demonstrando que para ser um líder de excelência deve-se primeiramente respeitar o próximo e seus pontos de vista.

O ITES agradece a participação dos palestrantes, alunos e professores que trabalharam com denodo e generosidade para o sucesso deste evento.

Fotos Relacionadas

ITES Realiza Jornada Científica do Curso de Nutrição

Nos dias 24 e 25 de outubro de 2016 ocorreu a 1ª Jornada Científica do Curso de Nutrição do Instituto Taubaté de Ensino superior (ITES).

O evento do dia 24 de outubro contou com a presença da palestrante Nutricionista Dra. Renata Xavier Campello  que ministrou a palestra intitulada “Atuação do Profissional Nutricionista na Nutrição Funcional”. A Dra. Renata Campello abordou de uma forma didática, descontraída e científica as principais atribuições a serem adquiridas pelo profissional Nutricionista que pretende atuar nesta área. Foi abordada a necessidade da atualização frequente, uma vez que a Nutrição é uma ciência dinâmica.

O evento do dia 25/10 contou com a presença do palestrante Nutricionista Dr. Guilherme Yamaguchi que ministrou a palestra intitulada “Atuação do profissional Nutricional na área de Nutrição Esportiva: atribuições e  mercado de trabalho”.O palestrante abordou de forma didática e técnica as principais atribuições do profissional Nutricionista para a atuação nesta área, enfocando a necessidade da atualização constante com base nas principais evidências cientificas.

Nos dois dias de evento, houve a apresentação de banners pelos alunos, enfocando os principais microorganismos contaminantes de alimentos, trabalhado realizado sob orientação da Profª. Ana Luiza Palma.Tivemos nos dois dias de evento a presença da Nutricionista Isabela  Alcântara da empresa NutriVale,  que gentilmente fez a exposição de alguns suplementos nutricionais utilizados na prática da Nutrição Clínica e Esportiva.

O ITES agradece a presença dos palestrantes, aos alunos e professores que prestigiaram os encontros. Agradece também a Floricultura Hanami que ofertou os belos arranjos de flores e a Nutricionista Isabela Alcântara da empresa NutriVale, que fez a exposição de suplementos nutricionais utilizados na prática da Nutrição Clínica e Esportiva.

Fotos Relacionadas

ITES promove Concurso de Fotografia na Semana da Administração 2016

Sob a temática do concurso “Trabalho”, os dois primeiros lugares foram: para a aluna Inês Ricardo Feres Lucci, do Curso de Pedagogia da Unip EAD, com a foto de Tia Nastácia de legenda “Educar é realizar a mais bela e completa arte da inteligência”, e para a aluna Josiane dos Santos S. C. Lima, do Curso de Administração, com a foto de um prédio em construção e a legenda “O Céu não é o Limite”.

O Prêmio Participação foi para o aluno da Administração, Roger da Silva Andrade, com a foto da sillhueta de um avião em pouso no aeroporto de Guarulhos, com a legenda: “As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso” – Santos Dumont e para a aluna Karina Marcondes Soares, também do Curso de Administração, com a legenda “Trabalho é feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta” da foto de um grupo subindo o Morro do Cruzeiro em Taubaté.

Parabéns a todos que participaram deste projeto.

Fotos Relacionadas

Graduanda em Administração do ITES tem artigo publicado em evento da UNITAU

A aluna do segundo ano do Curso de Administração do Instituto Taubaté de Ensino Superior - ITES, Sthéfanie Maria Sena Manica, sob orientação da Profª. Rose Lima de Morais Campos participou do XXI Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté - UNITAU.

Na oportunidade foi apresentado o artigo com o tema A LEITURA NO MEIO UNIVERSITÁRIO.

Fotos Relacionadas

ITES realiza a Semana do Administrador 2016

A Semana do Administrador - ITES 2016 foi aberta na noite de 05 de setembro. O Prof. Wellington Bega, Doutor em Saúde Mental e Comportamento Humano, proferiu a palestra de abertura “Profissional Top Performance”. Numa abordagem totalmente descontraída, Wellington tirou muito riso da plateia e levou todos a refletir sobre os pontos críticos do comportamento humano no trabalho. Ao final, os organizadores do evento, os professores Eugênio R. C. Mello, José Francelízio S. Júnior e Rose L. C. de Moraes, entregaram uma lembrança ao Prof Wellington, agradecendo seu gentil acolhimento ao nosso convite e parabenizando-o pelo sucesso da palestra. Nessa mesma noite, o Administrador Marcelo de Carvalho dos Santos, representante do CRA - Conselho Regional de Administração reforçou a fala de Wellington, valorizando o papel profissional do Administrador nas empresas e mostrou as vantagens da sua filiação ao CRA. Vários brindes do ITES foram sorteados para os alunos presentes naquela noite.

Na noite seguinte, 6 de setembro, o ITES recebeu o Prof. Claudius D’Artagnan Cunha de Barros para um encontro com os alunos. D’Artagnan é Consultor de Empresas, é Sócio Diretor da Propar Cursos, é Acadêmico da ABQ- Academia Brasileira da Qualidade e da Academia de Letras de Lorena, autor de diversos livros sobre Qualidade. Ele foi entrevistado num talkshow quando falou do seu último livro, lançado no mês de maio passado, uma autobiografia de título “Missão Qualidade”. Participaram desse talkshow os professores Ailton da Silva, José F. S. Júnior, Maria do Carmo A. Montroni e Rose L. M. Campos. Ao final, D’Artagnan autografou um livro para aluna do ITES que o ganhou em sorteio. Como na noite passada vários brindes foram novamente sorteados.

O ITES agradece a presença dos palestrantes, aos alunos e professores que prestigiaram os encontros. Agradece também a Celebra Formaturas, parceira do ITES, que montou o belo auditório, onde nos deu um apoio logístico de qualidade, além de patrocinar um coffee para os convidados e professores, garantindo o maior sucesso do evento.

Fotos Relacionadas

ITES promove a integração dos calouros

Como tradição o ITES promoveu no seu auditório, em 24 de agosto passado, um encontro para integração dos calouros dos cursos de Administração, RH e Enfermagem. Conduzido pelo professor do Curso de Administração, Prof. Eugenio R. C. Mello e as Coordenadoras dos cursos, as Professoras Rose Campos e Stela Gervásio, o encontro foi aberto com uma dinâmica de integração entre todos os presentes.

Em seguida foi apresentada a história do ITES e a sua estrutura organizacional, fechando o encontro com reflexões sobre o aprendizado e os desafios do curso superior que serão enfrentados pelos alunos.

As Coordenadoras reforçaram com algumas considerações sobre os cursos, agradeceram a presença de todos e desejaram aos calouros e calouras sucessos nos seus novos desafios de carreira.

Fotos Relacionadas

Colação de Grau dos Cursos de Administração, Enfermagem e Gestão de Recursos Humanos

No dia 05 de agosto de 2016, realizou-se a cerimônia de Colação de Grau dos Formandos dos Cursos de Administração, Enfermagem e Gestão de Recursos Humanos do ITES, com a participação da diretoria, professores, colaboradores e convidados.

Fotos Relacionadas

Curso de Graduação em Enfermagem comemora o Dia do Enfermeiro

O dia 12 de maio foi escolhido para Dia Internacional do Enfermeiro por ser a data do nascimento de Florence Nightingale, considerada a "PATRONESSE" da enfermagem moderna. De nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter sido um chamado de Deus. Foi na Guerra da Crimeia, entre 1853 e 1856 que o seu trabalho se tornou mais conhecido como a "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar os feridos da guerra. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Sendo assim, neste ano de 2016, comemorou-se no dia 12 de maio, a VI Encontro Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem do ITES – Instituto Taubaté de Ensino Superior.

A abertura oficial foi realizada pelo Diretor Prof. Izidro Medeiros e, após as Palavras da Coordenação, Enfermeira Stela Márcia Draib Gervásio, foram iniciados os Estudos, através de duas Enfermeiras, obedecendo ao tema de 2016: TRABALHO EM EQUIPE X PROMOÇÃO DA SAUDE, realizada pelas Enfermeiras Especialistas Rosemary A. Souza e Ivandir Santos.

Complementando, explica a Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem, que em 2011, iniciou um ciclo de estudos das Teoristas de Enfermagem, as quais vêm sendo destaque no nosso ensino aprendizagem. A finalidade de descrever, explicar, prever e prescrever os cuidados para cada cliente/paciente, na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem são estimulados nestes Eventos, obedecendo o FOCO para com as nossas TEORISTAS da ENFERMAGEM.
Relembrando:

  • No nosso I Encontro Acadêmico do Curso de Graduação em ENFERMAGEM realizado em 2011, nosso ENFOQUE de estudos foram baseados na Teorista Estudada: Florence Nightingale.
  • No nosso II Encontro Acadêmico do Curso de Graduação em ENFERMAGEM realizado em 2012, nosso ENFOQUE de estudos foram baseados na Teorista Estudada: Wanda de Aguiar Horta.
  • No nosso III Encontro Acadêmico do Curso de Graduação em ENFERMAGEM realizado em 2013, nosso ENFOQUE de estudos foram baseados na Teorista Estudada: Dorothea Elizabeth Orem.
  • No nosso IV Encontro Acadêmico do Curso de Graduação em ENFERMAGEM realizado em 2014, nosso ENFOQUE de estudos foram CONCLUÍDOS na base da Assistência do Processo de Cuidar com a SAE - Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar.
  • No nosso V Encontro Acadêmico do Curso de Graduação em ENFERMAGEM realizado em 2015, nosso ENFOQUE de estudos foram iniciados com nova Turma com o FOCO na Aliança da Enfermagem em Defesa do SUS: Novas Tecnologias.
  • No nosso VI Encontro Acadêmico do Curso de Graduação em ENFERMAGEM realizado em 2016, nosso ENFOQUE de estudos foram baseados na Teorista Estudada: Imogene M. King, relata a Coordenadora do Curso de Graduação, Profª Stela Márcia Draib Gervásio.

Assim sendo, o ciclo se completa com as demais Teoristas, no decorrer das disciplinas que posteriormente serão estudadas em sala de aula.

Vejam fotos deste Evento de 2016, incluindo a apresentação da Dançarina Giovanna Villarta, que foi relacionada, através das palavras da Coordenadora do Curso, com a IMPORTÂNCIA do sucesso profissional através da disciplina e determinação.

Fotos Relacionadas

ITES realiza evento de Integração de Calouros 2016

No mês de fevereiro de 2016, as coordenações dos cursos e diretoria promoveram encontros de "Integração dos Calouros", dando boas-vindas a todos, além de informações relevantes sobre os respectivos cursos e a Faculdade. Foi também proferida palestra de integração pelo Professor José Francelízio da Silva Júnior, seguida de depoimentos de veteranos.

O evento já se tornou tradição na faculdade e acontece pela terceira vez ininterrupta. O objetivo do encontro é promover a integração das turmas e dos cursos bem como apresentar a instituição para os calouros.

Vejam as fotos.

Fotos Relacionadas

ITES comemora Semana da Mulher

No período de 7 a 10 de março de 2016, o ITES juntamente com a UNIP EaD, realizaram a comemoração da Semana da Mulher. Na semana dedicada a elas, contamos com a parceria de duas empresas: O Boticário e Sobrancelhas, que proporcionaram às alunas e funcionárias uma programação com workshop, aulas, dicas de designer de sobrancelhas, dicas de auto maquiagem e cuidados com a pele.
Durante o evento muitas alunas foram maquiadas e concorreram a vários brindes de produtos e serviços oferecidos pelas empresas parceiras.

O curso de graduação em Enfermagem fez um destaque especial para esta data.

A ideia de instituir o Dia Internacional da Mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria, relata a coordenadora do curso de Enfermagem Professora Stela Márcia.

Na década de 1960, convencionou-se comemorar o Dia Internacional da Mulher em 08 de março.

Assim, a área da Saúde, utiliza esta data para dar um destaque preventivo nas doenças de maior incidência e prevalência no perfil feminino, portanto abrangemos o tema: "VALORIZE-SE".

No Programa VALORIZE-SE, foram abordadas algumas Orientações Gerais sobre a Saúde da MULHER: MAMAS, PREVENTIVO UTERINO e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Foi também servido um café da tarde saudável a todas as mulheres dos cursos de graduação do ITES, momento em que foi possível eliminar dúvidas sobre o tema.

O evento foi supervisionado pelas docentes Leandra Carlúcio e Rosana Vador.

O local de abordagem foi na entrada principal da Faculdade, o que facilitou a divulgação dos principais itens da Saúde Feminina.

Vejam as fotos.

Fotos Relacionadas

Colação de Grau do Curso de Enfermagem

No dia 05 de fevereiro de 2016, realizou-se a cerimônia de Colação de Grau dos Formandos do Curso de Enfermagem do ITES, com a participação da diretoria, professores, colaboradores e convidados.
Vejam fotos:

Fotos Relacionadas

Colação de Grau dos Curso Técnico de Logística - PRONATEC

No dia 23 de outubro de 2015, realizou-se a cerimônia de Colação de Grau dos Formandos do Curso Técnico de Logística - PRONATEC do ITES, com a participação da diretoria, professores, colaboradores e convidados.
Vejam fotos:

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Administração montam Fábrica de Aviões

Alunos da disciplina “Processos Organizacionais” do curso de Administração, aplicaram conceitos de “Lean Six Sigma” produzindo aviões de papel. A fábrica tinha 12 células de fabricação. A primeira célula usava “Kanban” para pedido de matéria prima e a última célula, a de “Voo de Produção”, testava a qualidade do produto, destinando os produtos rejeitados para recuperação na célula de Retrabalho. Em dez “dias” de cinco minutos cada, foram produzidos 112 aviões. Nos intervalos dos dias eram discutidos os problemas de processo e sugeridas melhorias. No exercício foram praticados os conceitos de: “produção enxuta e puxada”, “lead time”, “takt time”, “job rotation”, “Fluxo contínuo”, “Inventário de Processo”, “Balanceamento de Linha”, “Kaizen”, “KPIs” entre outros conceitos. A dinâmica foi idealizada e conduzida pelo Prof. Eugênio Ribeiro da Cunha e Mello que, após o exercício, cobrou dos alunos a elaboração de relatório gerencial de produção.
Vejam fotos:

Fotos Relacionadas

Outubro ROSA e Novembro AZUL – Campanhas que marcaram dois meses consecutivos de Prevenção

Funcionários, colaboradores e discentes de todos os cursos existentes do Instituto Taubaté de Ensino Superior, uniram-se às Campanhas promovidas pelo Curso de Graduação em Enfermagem em 2015.

No dia 28 de outubro de 2015, os alunos do 3º e 4º semestres lideraram a Campanha sobre “A importância do auto-exame de mamas” e em 18 de Novembro, os alunos do 1º e 2º semestres a da “Prevenção do Câncer de Próstata”.

O auto-exame de mama é uma técnica de prevenção usada na tentativa de identificar estágios iniciais do câncer de mamas. No entanto, as evidências científicas — como confirma o próprio Instituto Nacional do Câncer —o auto-exame das mamas (realizado pela própria mulher), não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.

Ainda, explica a Prof.ª Stela Márcia, Coordenadora do Curso e do Evento, juntamente com a Prof.ª Rosana Vador, responsável pelo ensino-aprendizagem da Prática Clínica, que aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas.

Idealmente, todas as mulheres deveriam realizar uma mamografia (exame capaz de detectar lesões não palpáveis) anualmente, a partir dos 50 anos de idade e, mais precocemente, em caso da existência de um caso de câncer de mama em mãe ou irmã (antecedente familiar de primeiro grau).

O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados, explicam as docentes e os panfletos distribuídos com pipocas e laços cor de rosa. Vejam fotos:

Fotos Relacionadas

Em, 18 de novembro de 2015, dando sequencia à Prevenção, panfletos auto-explicativos, pirulitos azuis e algodão doce azul também foram distribuídos na entrada do Instituto, pelos alunos do Curso de Enfermagem. Todos os brindes foram identificados com o “Bigode Masculino”, ou seja, “não importa o estilo do bigode, o importante é cuidar da saúde”!

Novembro é considerado o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata – mundialmente conhecido como "Movember", sendo o bigode o símbolo adotado para as campanhas em todo o mundo. Essa simbologia surgiu da combinação em inglês das palavras Moustache (Bigode) e November (Novembro).

O objetivo de desmistificar o preconceito que existe em relação aos cuidados com a saúde do homem, além de informar e sensibilizar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnostico precoce do câncer de próstata, foi bem reforçado pelos alunos de Enfermagem, que participaram do Evento.

Vejam fotos:

Fotos Relacionadas

ITES no Programa Saúde Nota 10

No período de 10 a 28 de agosto de 2015, a Prefeitura Municipal de Jacareí realizou, no EducaMais São João, o programa Saúde Nota 10, com objetivo de atender crianças que estão cursando o 1º ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino.

No Saúde Nota 10 as crianças passam por avaliações oftalmológica, dermatológica, odontológica, fonoaudiológica, antropométrica (peso, altura e massa corporal) e recebem também medicação contra verminoses e orientações preventivas.

O objetivo do Programa Nota 10 é poder detectar alguma vulnerabilidade nas crianças e, com base nessa detecção precoce, poder encaminhá-las para as Unidades Básicas de Saúde.

Os discentes dos 7º e 8º semestres do Curso de Graduação em Enfermagem do ITES, participantes efetivos da Equipe Multidisciplinar, atenderam as crianças em dois períodos.

Os docentes Hemériton Tácio da Silva Carvalho e Leandra Ruzene Carlúcio, responsáveis pela disciplina Estágio, supervisionaram o atendimento dos discentes e os encaminhamentos, conforme protocolo do programa.

A Coordenadora Prof.ª Stela Márcia relata com orgulho que este Programa iniciou em 2014 e que, pela segunda vez, os alunos do Curso de Graduação em Enfermagem são convocados, oficialmente, pela Secretaria de Saúde de Jacareí.

Total de atendimento: 2.400 crianças aproximadamente.

Vejam as fotos:

Fotos Relacionadas

Alunos do curso Técnico de Logística participam de palestras em sala de aula.

Nos dias 24 e 26 de Junho de 2015 os alunos do curso técnico de Logística - PRONATEC participaram de duas palestras em sala de aula idealizadas pela docente Prof.ª Ana Paula Ikeda. A primeira palestra, proferida pelo consultor Walter Silva, teve como tema: “Entrevista de Emprego”, e a segunda proferida pelo consultor Oswaldo Vieira teve como tema: “Departamento logístico”. Ambas as palestras abordaram aspectos humanos e técnicos dos futuros profissionais de Logística, e convidaram os alunos a refletir sobre a sua postura diante dos desafios propostos.

Fotos Relacionadas

O ITES – Instituto Taubaté de Ensino Superior, participa da I Feira de Profissões do Colégio IDESA em Taubaté

Em busca do conhecimento, os adolescentes, alunos do IDESA e convidados, visitaram o stand do ITES, curiosos e motivados pelas atividades ali promovidas. Professores, funcionários e alunos do ITES compartilharam informações dos cursos oferecidos com os visitantes atraídos pelas curiosas peças anatômicas do curso de Enfermagem, além do microscópio com “esfregaço sanguíneo” (lâminas) e elucidação das diferentes fórmulas farmacêuticas do curso de Farmácia. Vejam as fotos:

Fotos Relacionadas

Colação de Grau dos Cursos de Administração, Enfermagem e Gestão de Recursos Humanos

No dia 19 de fevereiro de 2015, realizou-se a cerimônia de Colação de Grau dos Formandos do Curso de Administração, Enfermagem e de Gestão de Recursos Humanos do ITES, com a participação da diretoria, professores, colaboradores e convidados.

Fotos Relacionadas

Veteranos fazem Integração com Calouros

Criando uma forma interativa de acolhida aos Calouros, alunos Veteranos do ITES sugeriram um Projeto de Integração. A Diretoria do ITES apoiou a ideia e pediu a colaboração do Prof. Eugênio Ribeiro da Cunha e Mello para colocar o projeto em prática. Assim, em 24 de fevereiro passado, os Calouros dos cursos de Administração, Enfermagem, Farmácia e Gestão de Recursos Humanos foram recepcionados neste encontro de integração.

Os Veteranos entregaram para cada Calouro um cartão com mensagens de boas vindas. Em seguida o Prof. Eugênio apresentou um vídeo com uma breve história do ITES.

Após o vídeo, foi feita uma dinâmica para apresentações pessoais. Perfilados dois a dois, cada dupla se apresentou, respondendo um para o outro a pergunta “Quem é Você?”. As duplas rodiziaram-se várias vezes num ambiente ruidoso, divertido e animado pelo falatório. Em seguida, os Veteranos Demétrius, Thalyta e Lucas iniciaram um bate papo com os Calouros, falando de suas impressões do curso, suas expectativas de carreira e tirando dúvidas.

Encerrando o evento, a Coordenadora do Curso de Administração, Prof.ª Rose Lima de Morais Campos, a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio, a Coordenadora do Curso de Farmácia, Profª. Simone Lapena e o Prof. Izidro José de Paiva Medeiros, Coordenador do Curso de Gestão de Recursos Humanos e Diretor do ITES, deram boas vindas a todos.

Fotos Relacionadas

Curso de Graduação em Enfermagem dá um enfoque especial - OUTUBRO ROSA

No dia 25 de outubro de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Jacareí, realizou um Mutirão de Coleta de Preventivo de Câncer Uterino, nos Centros de Saúde desta cidade. O objetivo foi a prevenção de doenças e promoção à saúde voltadas à mulher, visando sua valorização e cuidado para com a prevenção de doenças femininas.
O dia 25 de outubro foi propositalmente escolhido por ser sábado e assim, os mutirões são destinados, principalmente, para atender as mulheres que trabalham durante a semana e não conseguem realizar os exames nos horários de atendimentos dos Centros de Saúde dos bairros.
As discentes do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem do ITES atenderam na UBS Santa Cruz dos Lázaros, uma das melhores e mais procuradas UBS desta cidade. O docente Prof. Hemériton Tácio da Silva Carvalho, responsável por uma das dimensões da disciplina de Estágio, supervisionou as coletas dos 44 materiais biológicos, os quais foram para análise de Citologia Oncótica (Papanicolau) e encaminhados para Laboratórios de Análises, obedecendo ao Protocolo da UBS.

Vejam as fotos:

Fotos Relacionadas

No dia 29 de outubro de 2014, todos os alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, se mobilizaram em frente à portaria do ITES, fornecendo orientações preventivas sobre o Câncer de Mama, para homens e mulheres.
Foram entregues materiais autoexplicativos e a Clínica de Saúde, ficou à disposição, juntamente com as alunas, para eventuais dúvidas para realização do autoexame.
Vejam as fotos:

Fotos Relacionadas

No dia 30 de Outubro de 2014, os alunos do 5º e 6º semestres, realizaram a Campanha para divulgação do Autoexame de Mama, no comércio atacadista “Atacadão”, localizado próximo ao Instituto. Os alunos realizaram 58 atendimentos, durante o evento interno da SIPAT.
Vejam as fotos:

Fotos Relacionadas

No dia 31 de outubro de 2014, a docente Prof.ª Rosana Maria Faria Vador, juntamente com os discentes do 5º e 6º Semestres, realizaram a tão famosa Passeata em Prol da Prevenção ao Câncer de Mama, na região do Instituto Taubaté de Ensino Superior, abrangendo academias, lojas, carros que circulavam nas ruas ao redor e outros espaços ali existentes.
Estiveram com faixas, panfletos, laços rosa e bexigas para chamar a atenção.
Foram abordadas nessa Passeata, 109 pessoas, sendo um número maior de mulheres.
A Coordenadora Prof.ª Stela Márcia, relatou sua imensa satisfação no resultado obtido, nos quatro dias de Campanha e divulgação preventiva.
Vejam fotos:

Fotos Relacionadas

Evento em comemoração ao Dia do Administrador

No período de 8 a 10 de setembro de 2014, o ITES recebeu profissionais de renome, em comemoração ao Dia do Administrador. Foi realizado também um concurso cultural de cartazes com temas alusivos à administração. Na segunda feira, dia 8 de setembro, foi proferida a palestra “O Administrador do Futuro” pelo Adm. Daniel Antônio de Almeida Menezes. Esteve também presente o Adm. Dejair Dutra de Souza, Coordenador Regional do CRA- Conselho de Regional da Administração. No dia 9, a palestrante Maria Augusta Pontes Cardoso, acompanhada por Zuleika Monteiro Ribeiro, também do PROCON, proferiu sobre as relações de “O Código de Defesa do Consumidor e o Administrador”. No dia 10, o Eng. Artur Aparecido Valério Coutinho, Vice Presidente de Operações da Embraer, falou sobre “Aspectos da Liderança Empresarial”. O concurso cultural de cartazes versou sobre o tema “A Contribuição do Administrador no Desenvolvimento Sócio Econômico do Brasil”. Participaram doze equipes de alunos com seus cartazes. Três foram premiados. Agradecemos imensamente aos palestrantes que tanto contribuíram para o ensino-aprendizagem do nosso corpo discente. Agradecemos também a todos os alunos que participaram do concurso cultural. Todos os cartazes, sem exceção, foram de elevado nível de criação e produção.

Cartazes vencedores do concurso: primeiro, segundo e terceiro lugar (nessa ordem)

Vejam fotos do evento:

Fotos Relacionadas

Professores do ITES visitam exposição "Human Bodies - As Maravilhas do Corpo Humano"

A Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem, professores do Curso, juntamente com a Direção e Coordenação Geral do ITES participaram da pré-estreia da exposição “Human Bodies – As maravilhas do corpo Humano”, no dia 15 de agosto de 2014.

A exposição está aberta ao público no Via Vale Garden Shopping, em Taubaté/SP. É um acervo que apresenta toda perfeição e complexidade do corpo humano e a importância de ter uma vida saudável.

Toda a anatomia humana pode ser vista em seres humanos submetidos após a morte, no processo utilizado e denominado como “PLASTINAÇÃO”. Este moderno método de dissecações, faz parte do aprendizado da anatomia do corpo humano. Para o professor  do ITES,  Wagner Monteiro, “as peças passam as informações com tal sutileza que até quem trabalha na área começa a ver o corpo humano com outra visão”.

Fotos Relacionadas

Colação de Grau dos Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

No dia 29 de julho de 2014, realizou-se a cerimônia de Colação de Grau dos Formandos do Curso de Administração e de Gestão de Recursos Humanos do ITES, com a participação da diretoria, professores, colaboradores e convidados.

Fotos Relacionadas

Coordenadora de Enfermagem do Instituto Taubaté de Ensino Superior - ITES, juntamente com duas docentes, representam o ITES e a UNIP em evento na cidade de Coimbra, em Portugal

De 21 a 25 de julho de 2014, na cidade de Coimbra em Portugal, ocorreu a X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia e do IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa.
Foi uma semana de análise sobre os Contributos da Enfermagem e Obstetrícia nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e no desenvolvimento da saúde, com particular ênfase na Investigação, nos cuidados de saúde no mundo e no ENSINO da Enfermagem e Obstetrícia.

Este evento foi motivo de promoção de um reforço de intercâmbio nos processos de investigação e formação em Enfermagem entre os Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia, e as Instituições parceiras da ESEnfC formadores e enfermeiros de todo o mundo.

A Coordenadora de Graduação em Enfermagem Profª. Mestre Stela Márcia Draib Gervásio (ITES e UNIP) realizou sua apresentação oral seguida de uma Mesa Redonda com docentes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra entre outras participantes.

Além, foi apresentado em BANNER, mais um Trabalho pelas docentes e Mestres de Enfermagem: Ana Flávia Bezerra (UNIP) e Rosana Maria Faria Vador (ITES).

Vejam fotos:

Fotos Relacionadas

Festa Junina no ITES foi “Super Caipira”.

Com bolinho caipira, “correio elegante” e todas as tradições caipiras, o ITES festejou em 14 de junho de 2014, a sua Festa Junina. Organizada pelos alunos do Curso de Administração, Enfermagem e Gestão de Recursos Humanos, foram montadas as barracas temáticas com deliciosos doces, salgados, bebidas e diversões. Animando a festa, estava a voz de André Martins, renomado Cantor Sertanejo de Taubaté. Não faltou o bingo com inúmeras prendas para os caipiras mais sortudos. Alunos, funcionários, professores e convidados estavam caipiramente vestidos e colaboraram com  um quilo de alimento como ingresso. Tudo o que foi arrecadado foi doado para instituições sociais de Taubaté. O ITES agradece a presença e o apoio de todos, em especial dos patrocinadores, que foram: Hípica Paraiso, Capri Decorações, Boari Modas e Estacionamento do Giba. A festa estava muito divertida e tudo muito gostoso, vamos agendar para o nosso calendário de 2015!

Fotos Relacionadas

Em ritmo de copa!

Neste ano o Brasil esteve em ritmo de copa e o ITES não ficou de fora! 
Torcemos juntos e para isto o campus recebeu uma decoração verde amarela com bandeirinhas, banners, e uma bandeira nacional na sua fachada!

Confira abaixo as fotos do campus decorado:

Fotos Relacionadas