ITES UNIP

Como acessar

Eventos

IV Evento Acadêmico do Curso de Graduação em ENFERMAGEM – no ITES

No dia 13 de maio de 2014, os discentes do Curso de Graduação em ENFERMAGEM do Instituto Taubaté de Ensino Superior comemoraram o IV Evento Acadêmico, enfocando a SAE HOSPITALAR, com o brilho das explicações do Enfermeiro Hemériton Tácio S. Carvalho, o qual por duas horas palestrou sobre o Tema.

A atenção e participação dos alunos foram os destaques do Evento.

Em 2011, dirigimos nossos estudos a Florence Nightingale - Teoria Ambientalista. Em 2012, enfocamos Wanda de Aguiar Horta - Teoria das necessidades humanas básicas. Em 2013, enfocamos a Teorista Dorothea Elizabeth Oren, quando aprendemos que a enfermagem provê necessidades de autocuidado até onde o cliente seja capaz de prover o autocuidado, e neste ano conseguimos completar parte da Assistência do Processo de Cuidar com a SAE, relata a Coordenadora do Curso de Graduação Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio.

Fotos Relacionadas

Veteranos fazem Integração com Calouros

Criando uma forma interativa de acolhida aos Calouros, alunos Veteranos do ITES sugeriram um Projeto de Integração. A Diretoria do ITES apoiou a ideia e pediu a colaboração do Prof. Eugênio Ribeiro da Cunha e Mello para colocar o projeto em prática.

Assim, em 18 de fevereiro de 2014, os Calouros dos cursos de Administração, Enfermagem e Gestão de Recursos Humanos foram recepcionados neste encontro de integração.

Os Veteranos entregaram para cada Calouro um cartão com mensagens de boas vindas. Em seguida o Prof. Eugênio apresentou uma breve história do ITES e um vídeo gravado com o som forte de “Glad You Come” da banda “The Wanted”, apresentando imagens e falas de "Bem Vindos" do Corpo Docente, Profissionais e Alunos do ITES.

Após o vídeo, foi feita uma dinâmica para apresentações pessoais. Perfilados dois a dois, cada dupla se apresentou, respondendo um para o outro a pergunta “Quem é Você?”. As duplas rodiziaram-se várias vezes num ambiente ruidoso, divertido e animado pelo falatório. Em seguida, os Veteranos Mariana, Demétrius, Robson e Loan, autores deste projeto, iniciaram um bate papo com os Calouros, falando de suas impressões do curso, suas expectativas de carreira e tirando dúvidas.

Encerrando o evento, a Coordenadora do Curso de Administração, Prof.ª Rose Lima de Morais Campos, a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio e o Prof. Izidro José de Paiva Medeiros, Coordenador do Curso de Gestão de Recursos Humanos e Diretor do ITES, deram boas vindas a todos.

Aproveitando a elevada energia do encontro, os Veteranos pediram para todos gritarem uníssono a palavra “Sucesso”. Foi um grito de guerra selando a Integração.

Fotos Relacionadas

Feira do Empreendedorismo 2013

No dia 26 de novembro de 2013 o ITES realizou a Feira de Empreendedorismo – 2013.
O evento foi realizado nas dependências da instituição e aberto ao público em geral além de toda comunidade acadêmica. Sob a coordenação do professor José Francelízio da Silva Junior, os alunos do 3º ano do curso de Administração de Empresas apresentaram em seus stands um total de 10 projetos. Desde negócios relacionados à preservação do meio ambiente até os estruturados na internet passando por microfranquias de alimentação, os projetos foram apresentados num clima de engajamento e entusiasmo pelos mais de 40 alunos envolvidos no evento.
A feira faz parte do processo de avaliação da disciplina Empreendedorismo e Plano de Negócios com a elaboração dos projetos durante todo o semestre, onde os alunos têm a oportunidade de experimentar as práticas empreendedoras de inovação, liderança, trabalho em equipe bem como as ferramentas de elaboração de um plano de negócio e seus estudos de viabilidade. Abaixo estão listados os 10 projetos:

  • BagMidia – Sacola plástica para ações publicitárias de empresas;
  • BarBearia – Um misto de bar e barbearia;
  • Bird Fire – Negócio voltado à formação de brigadistas em atendimento às normas de segurança contra incêndio;
  • Café Arte e Cultura – Café e espaço para a prática e disseminação das várias expressões artísticas;
  • Ecooleta – Negócio que alia a manutenção de bueiros nos municípios e vínculo de empresas à prática de sustentabilidade ecológica;
  • LinkFácil.com – Site de busca e oferta de serviços domésticos;
  • Meu Chinello – Empresa de reparos e personalização de chinelos;
  • Sabores Mania – Microfranquia no setor de alimentação rápida;
  • Simple Light – Negócio voltado à elaboração de alimentos para pessoas com restrições alimentares ou que buscam uma alimentação mais saudável.

Parabéns a todos os participantes!

Fotos Relacionadas

Obesidade e Sobrepeso - Riscos a serem previnidos

No dia 8 de novembro de 2013, o Curso de Graduação em ENFERMAGEM do ITES realizou a campanha de prevenção da “Obesidade e Sobrepeso”. A campanha se justifica, pois, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando rapidamente no mundo, sendo considerados importantes problemas de saúde pública, tanto para países desenvolvidos como para países em desenvolvimento.  Também em 2002, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontavam para a existência de mais de um bilhão de adultos com excesso de peso, sendo 300 milhões considerados obesos. Atualmente estima-se que mais de 115 milhões de pessoas sofram de problemas relacionados com a obesidade nos países em desenvolvimento, relata a Prof.ª Rosana Vador, responsável pela disciplina.

Os discentes, durante a palestra, diferenciaram o conceito de obesidade e sobrepeso e apontaram os principais fatores predisponentes. São eles: fatores sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos.

Participaram 40 convidados, que, na ocasião, puderam verificar seu peso, circunferência abdominal, altura e cálculo de IMC, teste de glicemia capilar e verificação de pressão arterial.

O local também foi decorado com o tema, com a presença de banners, entrega de folders e distribuição de brindes.

Foi oferecido lanche saudável aos participantes, obedecendo ao TEMA.

“Essas iniciativas visam desenvolver nos discentes a importância da prevenção, somada a outras ações desenvolvidas pela sociedade, a ajudar no controle deste problema de saúde pública”, relata a Coordenadora do Curso.

Fotos Relacionadas

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa 2013, cujo tema foi “O tempo Corre Contra o Câncer de Colo de Útero e da Mama”, tem por objetivo a conscientização das mulheres para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, explica a Coordenadora do Curso Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio. De acordo com informações do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), o câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo.

Sendo assim, a Prof.ª Rosana Vador, no dia 25 de outubro de 2013, juntamente com os acadêmicos do Instituto Taubaté de Ensino Superior, pertencentes ao 5º e 6º Semestres do Curso de Graduação de Enfermagem, realizaram um EVENTO PREVENTIVO, através de uma palestra para funcionários e convidados da comunidade, aderindo à campanha “Outubro Rosa”. Participaram 33 convidados. Além da decoração rosa, a sala teve banners, entrega de folders e distribuição de brindes. Os laços rosa também estiveram presentes e foram utilizados por todos. Também foi oferecido um lanche temático aos participantes.

Porque Outubro Rosa?

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama. A história do “Outubro Rosa” remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen For The Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, essa corrida é promovida anualmente na cidade (fonte: www.komen.org).

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado na cidade de São Paulo. No dia 02 de outubro de 2002, quando foram comemorados os 70 Anos do encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero", como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Cel. PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao “Outubro Rosa”.

Assim, as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.

A Prof.ª Stela Márcia termina explicando e concluindo que necessita incutir nos discentes, a importância do Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e que o movimento popular Outubro Rosa é uma excelente oportunidade para que todos possam se sensibilizar com a causa.

Fotos Relacionadas

Graduanda em Administração do ITES tem artigo publicado em evento da UNITAU

A aluna do terceiro ano do Curso de Administração do Instituto Taubaté de Ensino Superior - ITES, Mariana Trindade Ferreira da Silva, sob orientação do Prof. André Takao Asanome Yamada, participou do XVIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté - UNITAU. Na oportunidade foi apresentado o artigo com o tema Fluxo de Caixa nas Micro e Pequenas Empresas.

Fotos Relacionadas

Encontro da Administração no ITES.

Comemorando a semana do Administrador o ITES promoveu o “Encontro da Administração- 2013”, nos dias 09, 10 e 11 de Setembro de 2013.
Foram realizadas importantes palestras, complementando a formação profissional e pessoal dos alunos de Administração.

Dia 9 - “Sucesso- a Quem se Destina?”.
O Prof. Msc. Júlio Cesar de Paula, Consultor em RH e especialista em Coaching, Diretor da Ergus, gestor do “Fastcoaching” (vide facebook), palestrou com enfoque no sucesso pessoal e profissional. Levou os alunos a refletir sobre os desafios da carreira profissional. Chamou atenção para o planejamento de estratégias de carreiras e de como transformar ideias em ações. Uma boa ferramenta para isso, apresentada por Júlio, foi o “Road Map”: uma “linha do tempo” onde são descritos os compromissos, organizados por datas, até alcançar a meta, que está descrita no topo da linha. Júlio encerrou sua apresentação dando importantes dicas para elaboração do currículo vitae, de modo a torná-lo um documento completo e atraente para os selecionadores.

Dia 10 - “Lean Seis Sigma - Uma Estratégia para a Competitividade”.
O Prof. Msc. Paulo Rogério Camargo, Professor Universitário, Consultor da Qualidade, Diretor da Icone Lean Consulting, apresentou para os alunos uma visão sobre a filosofia Lean Manufacturing. A palestra versou sobre a importância da ferramenta Lean, como instrumento para a melhoria de processos e garantia da qualidade. Disse Paulo Rogério que o “Lean” pode ser aplicado tanto em manufatura como em serviços. Mostrou os ganhos de produtividade que se alcança com a implementação dessa filosofia. Contou a história do “Lean” na Ford, e como o método é aplicado nas empresas automotivas. Paulo Rogério falou sobre as facilidades e desafios da implementação do “Lean Seis Sigma”, à luz de suas experiências vividas como Consultor de diversas empresas.

Dia 11 - “Gestão do Conhecimento nas Organizações”
A Psicóloga e Empresária de RH, Cássia Bordini Cintra, Diretora da Cintra Associados (www.cintraassociados.com.br), falou para os alunos sobre como gerenciar o conhecimento nas organizações. Cássia abordou o lado comportamental das pessoas no âmbito da busca e transmissão do conhecimento. Da importância dessa atitude para o crescimento das organizações. Cássia falou sobre as condições para se criar um ambiente empresarial que motive pessoas para a construção do conhecimento, com vistas à melhoria contínua dos processos e das equipes de trabalho. Comentou que, nesse “bombardeio” de informações em que vivemos hoje, o importante não é apenas colecionar informação, mas sim tirar proveito delas, construindo e compartilhando um conhecimento útil, que agregue valor ao meio, aos produtos e serviços.

Vejam algumas fotos:

Fotos Relacionadas

Evento Preventivo do Curso de Graduação em Enfermagem conta com a presença da comunidade.

Obedecendo ao Plano de Ensino da Disciplina de Prática Clínica do Processo de Cuidar na Saúde da Mulher/Criança e do Adolescente, realizou-se no dia 13 de setembro de 2013, Palestra Educativa sobre Hipertensão Arterial e Diabetes, com abordagem dos principais fatores, riscos, sinais e sintomas e medidas de prevenção. Tais Temas foram realizados pelos Acadêmicos de Enfermagem do 5º e 6º semestres, sob a Supervisão da Prof.ª Rosana Vador.

Foram realizados os seguintes Exames de rastreamento: GC - Glicemia Capilar, VPA - Verificação da Pressão Arterial e IMC – Índice de Massa Corpórea.

Após, foi oferecido lanche temático aos convidados. Os alimentos deste lanche foram previamente estudados e elaborados à prevenção das patologias abordadas durante as palestras.

O público externo foi de 26 pessoas da comunidade, assim como o público de funcionários da Instituição e discentes foi de 59 participantes.

Foi realmente um sucesso. Vejam algumas fotos:

Fotos Relacionadas

Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto Taubaté de Ensino Superior – ITES realiza Visita Domiciliar, cumprindo um dos Programas da Clínica de Enfermagem.

Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto Taubaté de Ensino Superior – ITES realiza Visita Domiciliar, cumprindo um dos Programas da Clínica de Enfermagem.

Visando o atendimento à Saúde Pública, a Prof.ª Mestre Rosana Maria Faria Vador, juntamente com um grupo de alunos do curso de Enfermagem, visitaram no dia 16 de Agosto o bairro Jardim Eulália, na cidade de Taubaté, para avaliação das necessidades preventivas e curativas de enfermagem.

Todas as casas receberam os alunos de portas abertas e os cuidados de enfermagem para alguns já foram iniciados.

O motivo principal é conhecer o usuário em sua intimidade e suas condições de vida. “A Estratégia Saúde da Família (ESF), antigo Programa Saúde da Família (PSF), implantado no país pelo Ministério da Saúde, em 1994, preconiza como uma de suas importantes atividades a Visita Domiciliar”, ressaltou Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio. Assim, os alunos atendem a comunidade nas dimensões propostas para o ensino aprendizagem. Após levantamentos epidemiológicos, as Palestras Educativas acontecerão no Instituto.

A Comunidade acolheu a Equipe de docentes e discentes de uma maneira extraordinária, totalizando 32 atendimentos, em quatro horas de rastreamento domiciliar.

Vejam fotos da Clínica de Enfermagem do ITES e do atendimento à comunidade:

Fotos Relacionadas

Colação de Grau dos Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos.

No dia 2 de agosto de 2013, realizou-se a cerimônia de Colação de Grau dos Formandos do Curso de Administração e de Gestão de Recursos Humanos do ITES, com a participação da diretoria, professores, colaboradores e convidados.

Fotos Relacionadas

III Encontro Acadêmico do Curso de Graduação em ENFERMAGEM no ITES

A enfermagem provê necessidades de autocuidado até onde o cliente seja capaz de prover o autocuidado. Nos dias 14 e 15 de maio de 2013, os discentes do Instituto Taubaté de Ensino Superior – ENFERMAGEM comemoraram o seu Terceiro Encontro Acadêmico, enfocando a Teorista Dorothea Elizabeth Orem (Baltimore, Maryland – EUA, 1914 - 22 de junho de 2007), que foi uma enfermeira e empresária, natural dos Estados Unidos da América. Iniciou sua carreira profissional em enfermagem na Escola de Enfermagem do "Providence Hospital Washington – EUA". Concluiu o curso de enfermagem em 1930 e o mestrado em enfermagem no ano de 1939 e o mestrado em ciências da educação em enfermagem em 1945, pela Universidade Católica da América. Recebeu vários títulos e graus honoríficos, inclusive o de Doutora em Enfermagem. Iniciou os estudos a respeito da sua teoria em 1958, baseado na premissa que os pacientes podem cuidar de si próprios (paciente é encorajado a ser independente o máximo possível – autocuidado).

O estudo das Teoristas de Enfermagem tem lugar de destaque no nosso ensino aprendizagem, pois são elas as responsáveis pela descoberta na enfermagem quanto a finalidade de descrever, explicar, prever e prescrever os cuidados para cada cliente/paciente, na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, relata a Coordenadora do Curso de Graduação Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio.

Explica ainda, que em 2012 – enfocamos Wanda de Aguiar Horta - Teoria das necessidades humanas básicas e, em 2011 dirigimos nossos estudos a Florence Nightingale - Teoria Ambientalista.

Ana Cristina Pereira dos Santos, Enfermeira - Palestra Intitulada "Saúde Pública no Brasil, um exemplo para o mundo” – Formada pela Universidade Paulista – SJCampos com experiência na atuação hospitalar, nos Estados Unidos.

Cleunyce de Oliveira, Enfermeira - Palestra Intitulada "O perfil da Sexualidade na Adolescência - Defesa de Tese“ - Formada pela Universidade Paulista – SJCampos com  Premiação  do trabalho (Prêmio Adolescência & Saúde )  em terceiro lugar no Congresso Brasileiro de Adolescência & Saúde,  2012.

Lauro César de Oliveira, Mestre em Enfermagem, docente da Universidade Paulista de SJCampos - Palestra Intitulada "Enfermeiro do Século XXI - Novas Tendências".

Damiana Guedes da Silva, Doutora em Enfermagem - Palestra  Intitulada " Relato de experiência na utilização de plantas medicinais, na região norte do Brasil".

Vejam fotos e a Programação com os Enfermeiros palestrantes, convidados.

Fotos Relacionadas

Curso de Graduação em Enfermagem do ITES - Instituto Taubaté de Ensino Superior - participa na Comemoração da Semana de Monteiro Lobato, em Taubaté - SP

No dia 14 de Abril de 2013, os acadêmicos do Curso de Enfermagem, juntamente com as docentes Leandra Carlucio, Lucimara Silva e Rosana Vador, estiveram presentes no evento da Semana de Monteiro Lobato, promovida pela Prefeitura de Taubaté – Secretaria de Esportes e Lazer.

O evento foi realizado no Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre 07h30 e 13h30 e a participação dos alunos foi na Tenda da Saúde ITES, com banners, faixas e sacolas de divulgação dos Cursos.

"Nosso atendimento foi direcionado aos atletas e ao público, nesta etapa do Circuito de Rua. O evento foi um SUCESSO, pois além das liberações e proibições que definimos com os participantes (alguns com contra indicações a participarem), realizamos a aferição do IMC – Índice de Massa Corpórea junto à população." – relata a Coordenadora do curso de Enfermagem Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio.

Fotos Relacionadas

Graduandos em Administração do ITES têm artigos publicados em evento da UNITAU

Os alunos do quarto ano do Curso de Administração do Instituto Taubaté de Ensino Superior - ITES, Cintia França de Souza, Jéssica de Toledo Silva, Carlos Augusto de Lima Machado e Leandro Rezende Garcia, sob orientação do Prof. MSc Antônio Honorato de Oliveira participaram do XVII Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté - UNITAU. Na oportunidade foram apresentados os artigos com os temas FATORES PSICOLÓGICOS INFLUENCIADORES DO CLIENTE e DESENVOLVIMENTO HUMANO: Uma questão de qualidade nas organizações. Prestigiaram o evento o Diretor do ITES Prof. Izidro José de Paiva Medeiros e o Prof. Eugênio Ribeiro da Cunha e Mello.

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Administração do ITES visitam a Oxiteno S.A.

No dia 29 de agosto de 2012, a Oxiteno S.A., Unidade de Tremembé, recebeu um grupo de alunos do ITES acompanhado pelo Prof. Eugênio, em visita às suas instalações.
João de Souza Rodrigues, funcionário da Oxiteno e aluno do 8º semestre do Curso de Administração, foi quem articulou a visita, mobilizando os setores e convidando seus representantes para fazerem explanações das suas áreas, que foram: Segurança Patrimonial, Recursos Humanos, Engenharia e Planejamento Estratégico, Programação e Controle da Produção, Marketing, Logística e Suprimentos. Num intervalo entre as apresentações, os alunos fizeram um tour pela fábrica, passando pela sala de controle, onde todas as operações são ali monitoradas em várias telas informatizadas.

Foi uma grande oportunidade para os alunos consolidarem conhecimentos aprendidos em aula. Parte deste grupo de alunos está desenvolvendo o seu trabalho de pesquisa TC- Trabalho de Curso de Graduação na Oxiteno, que aproveitaram a visita para colher informações fundamentais para a elaboração do trabalho.

O ITES agradece a acolhida da Oxiteno, que com carinho especial recebeu seus alunos, oferecendo inclusive um saboroso almoço no restaurante da empresa.

Fotos Relacionadas

ITES em nova sede - Prof. Izidro é homenageado

O ITES recebeu uma nova sede em 02 de agosto de 2012. Amplas salas padronizadas e equipadas; ambientes espaçosos e iluminados; biblioteca e laboratórios multidisciplinares de saúde e informática; área de alimentação e convivência; equiparado às melhores instalações universitárias.

Graças ao investimento da Mantenedora foi possibilitada a realização desta obra, refletindo uma melhoria para todos. À frente dos trabalhos, o Professor Izidro, Diretor do ITES, numa rotina incansável, garantiu a entrega na data planejada, no inicio do semestre letivo. Por sua dedicação, na reunião pedagógica já na nova sede, o Professor foi homenageado com uma placa de reconhecimento.

A placa traz um pensamento de David Loyd Jorge: “Não tenha medo de dar grandes saltos, não se atravessa um abismo dando dois saltos pequenos”. E a homenagem: “Ao Professor Izidro José de Paiva Medeiros, a nossa admiração pela sua obstinação no “grande salto” para a construção da nova sede do ITES. Dos Professores e Funcionários do ITES- Instituto Taubaté de Ensino Superior, 02 de agosto de 2012”.

Parabéns ao Professor Izidro e à Mantenedora, pelo seu carinho e comprometimento com o nosso Instituto!

Fotos Relacionadas

Campanha de vacinação contra a gripe no ITES foi um sucesso!

Pelo segundo ano consecutivo, no dia 29 de maio de 2012, ocorreu a Imunização contra a gripe.
A campanha é voltada para pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, mulheres grávidas, profissionais da saúde, indígenas, detentos e pacientes com doenças crônicas ou imunodeprimidos que apresentarem receita médica. A dose trivalente imuniza contra gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como "gripe suína".

Porque TRIVALENTE, explica Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio:

A vacina influenza é trivalente pois é composta por três vírus inativados: vírus similar ao vírus influenza A (H1N1), vírus similar ao vírus influenza A (H3N2) e vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane. Ela protege contra as formas mais comuns da gripe nesta temporada e contra o vírus da gripe A (conhecida popularmente como "gripe suína").

Fotos Relacionadas

II Jornada da Enfermagem.

Florence Nightingale:

Enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Também conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite. Também contribuiu no campo da Estatística, sendo pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações, como por exemplo gráfico setorial (habitualmente conhecido como gráfico do tipo "pizza") criado inicialmente por William Playfair (Fonte: CORENSP).

Nasceu em 12 de maio de 1820, Florença,e faleceu em 13 de agosto de 1910, Londres.

No Brasil, além do dia do enfermeiro comemorado no dia de nascimento de Florence, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se também a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a duas grandes personagens: Florence Nigthingale e Anna Nery.

Ana Nery é enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares, faleceu em 20 de maio, motivo da Semana de Enfermagem no Brasil estender-se até o dia 20.

Com “foco e homenagem” em Wanda de Aguiar Horta, que foi uma notável professora que introduziu os conceitos do Processo de Enfermagem no século passado, ocorreu o II Encontro Acadêmico no Instituto Taubaté de Ensino Superior – I.T.E.S, relata Prof.ª Coordenadora Stela Márcia Draib Gervásio que recorda as palavras da Enfermeira homenageada neste evento: “Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais”. “Gente que cuida de gente.”

Taubaté, 24 de abril de 2012.

Convidamos a participar  da   II Jornada de Enfermagem,   do Curso de Graduação em Enfermagem,  do Instituto Taubaté de Ensino Superior – ITES, que será comemorada nos dias, 08 e 09 de Maio de 2012, na Sala Multidisciplinar, conforme Programação.

Dia 08/05/2012 – 19h00 – Prof.ª MSc Priscila de Loureiro Coelho - Palestra intitulada “ENFERMAGEM: COMPORTAMENTO EM SITUAÇÕES DE RISCO”

20h30  -  Prof.ª Espec. Fátima Aparecida  Ferreira Barbosa -  Palestra  intitulada “O  CONTEXTO DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NOS DIAS DE HOJE”

Dia 09/05/2012 – 19h00 –  Enfª Aretha de Fatima do Amaral Santos – Palestra intitulada  “Livro:  GUIA PRÁTICO de ENFERMAGEM, de sua própria autoria”

Contamos com a presença de todos.

Enfª Stela Márcia Draib Gervásio
ITES – Taubaté

Fotos Relacionadas

Comemoração do Dia Internacional da Mulher.

O Curso de Enfermagem do Instituto Taubaté de Ensino Superior – ITES participou das atividades preventivas e educativas, no EVENTO em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, na Volkswagen, no município de Taubaté- SP.

A atividade foi realizada na Praça de Eventos da VW, no período diurno e noturno, onde 150 participantes receberam orientações dos discentes, acompanhados e supervisionados por docentes do ITES, através de palestras ilustradas com audiovisual, entrega de materiais educativos relacionados à SAÚDE DA MULHER e Verificação da Pressão Arterial.

Prof.ª Natália Abou Hala Nunes, responsável pela Supervisão dos discentes, esteve presente no suporte pedagógico.
A Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do I.T.E.S, Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio, juntamente com a docente de Saúde Pública, Prof.ª Rosana Maria Faria Vador, prestigiaram a abordagem das atividades dos discentes.

Fotos Relacionadas

Colação de Grau - Curso de Administração e de Gestão de Recursos Humanos

No dia 03 de fevereiro de 2012, realizou-se a cerimônia de colação de grau dos formandos do Curso de Administração e de Gestão de Recursos Humanos do ITES, com a participação da diretoria, professores, funcionários e convidados.

Fotos Relacionadas

Comando da Saúde” da Polícia Rodoviária Federal

Após reuniões realizadas e sediadas na 2ª Delegacia em São José dos Campos, entre a Polícia Rodoviária Federal de São Paulo, Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), NOVA DUTRA, Universidade Paulista – UNIP, Instituto Taubaté de Ensino Superior – ITES e Universidade de São Paulo – USP, definiu-se a realização do COMANDO da SAÚDE, na Rodovia Presidente Dutra em 01 de dezembro deste ano. Este evento acontece em todos Estados no mesmo dia e hora e os resultados dos exames realizados são compilados e enviados para direção geral em Brasilia.
Este é um evento de AVALIAÇÃO PREVENTIVA e possui  como finalidade o levantamento de riscos à saúde do motorista profissional, principalmente caminhoneiros, relata a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio, que resteve à frente do EVENTO e recebeu tais orientações da Enfermeira Chefe da Polícia Federal de São Paulo e equipe multiprofissional da PRF.
Inicialmente, os discentes realizaram as triagens dos motoristas através do preenchimento da Ficha, envolvendo uma entrevista pregressa do histórico de saúde. Após, os motoristas passavam pelas TENDAS de SAÚDE para seqüência dos atendimentos, sendo: verificação de peso e altura, cálculo do Índice de Massa Corporal ( IMC ), verificação do volume de gordura corporal através de uso do Aparelho de Bioimpedância, verificação da saturação de oxigênio, verificação da pressão arterial, dosagem de colesterol, triglicérides e glicemia e avaliação optica – Ortho Rater e exames toxicológicos – estes, realizados pelos discentes de Medicina da USP.
A partir dos resultados obtidos, uma banca de discentes da TENDA, realizou a consolidação dos dados estatísticos para serem enviados para Brasilia, como citado acima.
A NOVA DUTRA – esteve presente durante todas as oito horas de Campanha para atender intercorrências  médicas, as quais destes 120, dois foram atendidos.
Os Professores do Curso de ENFERMAGEM ITES e UNIP – São José dos Campos tiveram, além da Supervisão direta com os discentes, várias atividades profissionais.

Foi um SUCESSO.

Fotos Relacionadas

Encontro de Administração - 2011

Nos dias 8 e 9 de setembro de 2011, o ITES realizou, na quadra de esportes da Faculdade, o Encontro da Administração de 2011.
Foram dois dias com a participação de importantes profissionais da Administração, como a Taubateana Marina Gheler, empresária, detentora do Prêmio Mulher Empreendedora 2010 do SEBRAE-SP e o “Ibm-iano” Edson Luiz Pereira, Gerente de Parcerias Educacionais da IBM do Brasil.

Fotos Relacionadas

Colação de Grau - Curso de Administração

No dia 06 de agosto de 2011 aconteceu a cerimônia de colação de grau dos formandos do Curso de Administração do ITES, com a participação da diretoria, professores, funcionários e convidados.

Fotos Relacionadas

Campanha de vacinação anti-gripal: H1N1

Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A (H1N1) é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos.

A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase.

Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves (Fonte: Wikipédia) e em resumo, a Coordenadora de Enfermagem do ITES - Instituto Taubaté de Ensino Superior, Stela Márcia Draib Gervásio, relata que por se tratar de uma doença respiratória aguda e ser transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, a PREVENÇÃO é a melhor conduta a ser tomada.

Assim, a Clínica de Enfermagem da Universidade Paulista – Campus SJCampos, obteve da Vigilância Epidemiológica de SJC, 54 doses para serem utilizadas na extensão da referida Clínica, para o I.T.E.S; obedecendo os padrões de controle , de transporte e de local apropriado (higienização) estabelecidos pelo Governo.

A Campanha contou com a participação da enfermeira da Clínica de Enfermagem da UNIP – SJC - Érica Urtado e da Professora Nelsina Benedita do Carmo.

Todos os 54 vacinados (alunos, professores e funcionários) receberam Carteira de Vacinação como comprovante da aplicação recebida nesta Primeira Campanha de Vacinação do I.T.E.S, que sem dúvidas, foi um sucesso.

Fotos Relacionadas

I Encontro Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem – ITES

Encontro realizado nos dias 10 e 11 de maio de 2011, no Instituto Taubaté de Ensino Superior com o tema “Dimensões da Enfermagem em Diferentes Áreas de Atuação Profissional”.

Relata a Coordenadora Prof.ª Stela Márcia Draib Gervásio, que no dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem Moderna.

No Brasil, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a duas grandes personagens da enfermagem: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares e que faleceu em 20 de maio de 1880, motivo da Semana de Enfermagem no Brasil estender-se até o dia 20.
Sendo assim, em 1938, foi estabelecido em nosso país pelo presidente Getúlio Vargas, O Dia do Enfermeiro – 12 de Maio.

Vejam a programação do evento onde estavam presentes os discentes da Graduação de Enfermagem, colaboradores da Petrobrás (de São José dos Campos e Mauá), Johnson&Johnson, SENAC e Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos, sendo que, essa última, foi representada pela Drª Gilka Barbosa L. Nery, médica, coordenadora da UTQ da Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos que promoveu um Workshop sobre Prevenção a Queimaduras, no dia 11 de maio:

Além, estiveram presentes quatro enfermeiras: Lucimara Aparecida da Silva (Mestre em Enfermagem Gerencial), Ana Lúcia Braz Rios Pereira (Psiquiatria), Ivany Baptista (Administração) e Lúcia Garcia Martins Dantas da Silva (Educação Continuada), participando de uma Mesa Redonda sobre as Dimensões.

“Foi um sucesso o nosso I ENCONTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM”, relata o Diretor Prof. Izidro José de Paiva Medeiros, que esteve presente nos dois dias do evento, realizando inclusive a abertura oficial no dia 10 de maio: “Para o ITES, o I Encontro Acadêmico do Curso de Enfermagem foi de grande importância, pois possibilitou aos alunos a oportunidade de ampliar conhecimento com os nobres palestrantes presentes no Evento. Parabéns à Coordenadora do Curso, aos acadêmicos e palestrantes!”

Fotos Relacionadas

Projeto Valores da Nossa Terra

No dia 4 de novembro de 2010, os alunos do 5º e 6º semestres do Curso de Administração apresentaram o Projeto “Valores da nossa Terra”, sob orientação do Prof. Antonio Honorato Oliveira, responsável pela disciplina Elaboração e Análise de Projetos. O evento contou com a apresentação da Orquestra Vozes de Taubaté, exposição e oficina da Casa dos Figureiros de Taubaté e a presença dos personagens do Parque Monteiro Lobato.

Fotos Relacionadas

Encontro de Administração 2010

Fotos Relacionadas

Workshop: “Carreiras de Sucesso”

No dia 28 de outubro de 2010, os alunos do 5º e 6º semestres do Curso de Administração realizaram o Workshop “Carreira de Sucesso”, sob orientação do Prof. Antonio Honorato Oliveira, responsável pela disciplina Elaboração e Análise de Projetos. O evento foi direcionado à comunidade acadêmica e externa, contando com cadastro de currículos, teste vocacional e de personalidade, palestra de orientação profissional e debates sobre carreira, necessidades do mercado, perspectivas para o futuro profissional e redes sociais.

Fotos Relacionadas

Feira do Empreendedorismo

Fotos Relacionadas