ITES - Instituto Taubaté de Ensino Superior

Esqueci minha senha | Como acessar

Workshop de Parasitologia ao curso de Biomedicina

Devido as constantes evoluções do mundo da microbiologia, os alunos de Biomedicina do ITES participaram de um Workshop a respeito da Parasitologia aplicada a rotina do laboratório clínico, com o intuito de trazer a atualização de conhecimentos e a prática vivenciada nas análises clínicas. O Workshop foi ministrado pelo Prof. Esp. Gabriel Amaral Souza, com a palestra intitulada “Características taxonômicas, morfológicas, ciclo biológico e sintomatologia observados nas parasitoses por Schistossoma mansoni e Taenia spp.”

• Workshop de Parasitologia ao curso de Biomedicina

Atividade de extensão do Curso de Estética e Cosmética

Com o objetivo de associar os conhecimentos da teoria à prática, os alunos do 6.º e 5.º semestres do curso de Estética e Cosmética do ITES, realizaram uma atividade de extensão no Shopping Via Vale Garden em Taubaté. Os alunos puderam aperfeiçoar o aprendizado, demonstrando na prática o conhecimento ofertado pelo ITES, por meio de técnicas que incluem o preenchimento de fichas de anamnese capilar até a avaliação tricoscopia do cabelo por meio de um dermatoscópio, que permite visualizar detalhadamente as estruturas do fio de cabelo e do couro cabeludo.

Em nome da Direção do ITES, Coordenação de Curso, docentes e alunos, agradecemos ao Sr. Lucas Costa e a administração do Via Vale Garden Shopping.

Disciplina: Terapias Capilares.
Coordenadora do curso: Prof.ª M.ª Maria Amélia A. Gonçalves Nunes.
Professora da disciplina: Prof.ª Esp. Waldirene mendes Pereira.

• Atividade de extensão do Curso de Estética e Cosmética

Ação comunitária em homenagem ao dias dos pais

Em 2022 os alunos do curso de Estética e Cosmética do 6º e 5º semestre proporcionaram aos funcionários do ITES em homenagem ao Dia dos Pais, limpeza de pele e dicas de cuidados diários, para prática de preparo da pele para fixação do conteúdo abordado na disciplina Técnica em Pré e Pós-operatório.

• Ação comunitária em homenagem ao dias dos pais

Comemoração do dia do Enfermeiro – 12 de maio

Foi realizado no Instituto Taubaté de Ensino Superior -ITES, a Comemoração do dia do Enfermeiro, com a participação dos discentes e corpo docente do Curso de Graduação em Enfermagem.

No evento foi realizada a palestra do enfermeiro Alen Cleber Monteiro com tema: Atuação do Enfermeiro em Hemodinâmica. Na sequência tivemos uma mesa redonda com a participação de enfermeiros egressos, com o tema: Ingresso do Enfermeiro Recém-Formado no Mercado de Trabalho.

Após as palestras os discentes do 8º semestre do curso realizaram uma homenagem aos mestres. E para o encerramento tivemos sorteios de vários brindes entre os participantes.

O objetivo deste evento foi em referência a britânica Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 e considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil, também se comemora a Semana da Enfermagem. A data de 12 de maio, foi instituída em meados dos anos 1940 para também homenagear Anna Nery, a primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares. Ambas pioneiras e referências na área da enfermagem, também eram comprometidas com a saúde e o bem-estar do ser humano.

• Comemoração do dia do Enfermeiro – 12 de maio

Ação de Educação Nutricional

No dia 18 de novembro de 2021, atendendo ao convite da nutricionista da rede Municipal de Taubaté, Larissa Ribeiro, os alunos do curso de Nutrição e estagiários em Saúde Pública do Instituto Taubaté de Ensino Superior (ITES), realizaram uma ação de educação nutricional intitulada “Apresentando o guia alimentar para a população brasileira”, aos usuários do transporte coletivo de Taubaté.

Esse guia é um documento oficial do Ministério da Saúde ao qual apresenta informações e recomendações sobre alimentação adequada e saudável para a população brasileira, conceituando alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados. Utilizado como uma ferramenta de apoio para as ações de educação do Sistema Único de Saúde (SUS), o guia nutricional está disponível para toda a população. Por sua vez, o material aborda questões sócio culturais e econômicas, bem como a valorização da cultura culinária de todas as regiões brasileiras.

O objetivo da ação foi apresentar esse guia impresso para os usuários do transporte coletivo de Taubaté e o meio pelo qual estes podem acessá-lo na internet. A nutricionista Larissa Ribeiro, também disponibilizou adesivos de alimentos e seus benefícios contendo um QR-code para facilitar o acesso aos usuários e auxiliar na obtenção de informações com respaldo técnico.

As alunas: Lúcia de Almeida Alves Fidalgo e Adrielle Silva dos Santos, ambas do 8º semestre do curso de Nutrição, do ITES, sob a orientação do nutricionista e Auxiliar de Supervisão de Estágio, Alex Pellenz, realizaram as orientações para a população presente no Terminal urbano, Rodoviária Velha, no dia do evento.

Abaixo fotos do evento:

• Ação de Educação Nutricional